O que é inflamação crônica: o assunto do século.

Sendo um dos temas mais pesquisados na internet, hoje você vai descobrir, de forma detalhada, tudo sobre inflamação crônica, disbiose, intestino poroso e porque sua saúde depende disso. LEIA MAIS.

INFLAMAÇÃO CRÔNICA

1/21/20243 min ler

Inflamação crônica, Disbiose, Intestino poroso, doenças crônicas...são os novos vocabulários da internet.

E é super compreensível, pois na última década, as pesquisas avançaram muito no descobrimento de algo que já está quebrando paradigmas da medicina e da ciência.

Acontece que, aquela frase "O intestino é o segundo cérebro", não só é verdade como é muito mais do que isso.

Nosso órgão possui um universo de micro-organismos, dentre eles as bactérias, os vírus, os protozoários, as leveduras. São aproximadamente 100 trilhões deles, responsáveis pelos metabolismos mais importantes do nosso corpo:

  • Eles modulam o sistema imunológico

  • Modulam o metabolismo do açúcar e da gordura

  • Produzem os neurotransmissores do humor

  • Enviam mensagens e hormônios ao cérebro através do nervo vago

  • Eles participam do metabolismo de hormônios sexuais

  • Fazem a proteção física do intestino

Enfim, essa é só uma amostra de suas funções em situações de equilíbrio e saúde.

Porém, quando há desequilíbrio dessa microbiota, chamada de disbiose, nada disso funciona. E, pior, a população de bactérias nocivas aproveitam o intestino desprotegido para invadir o sangue e provocar uma reação contínua e exagerada do sistema imunológico.

Quando isso acontece por um longo tempo, o sistema imunológico fica desgastando e cometendo erros. Acaba atacando células e tecidos do próprio corpo, provocando o que chamamos de Inflamação Crônica.

A inflamação crônica já existe antes do sistema imunológico "pedir para sair". Lembra do desequilíbrio da microbiota? Pois então, sabe qual a maior causa dessa disbiose?

O consumo de alimentos inflamatórios. Veja uma lista resumida do que seriam eles:

  • Açúcar refinado: doces, achocolatados, bolos, bolachas, pães, sorvete, pizza, etc.

  • Farinhas refinadas: massas, pães, bolos, bolachas, pizza, etc.

  • Gordura trans: frituras, sorvete, alimentos congelados

  • Aditivos químicos: condimentos "knnor" e semelhantes, alimentos coloridos artificialmente

  • Bebidas alcoólicas

  • Embutidos: presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.

Isto é, tudo que faz parte da base da Dieta Ocidental.

Então, o que comemos é inflamatório, provoca disbiose, que provoca inflamação crônica, que desgasta o sistema imunológico, que provoca inflamação crônica, e esse ciclo continua, resultando em Doenças Crônicas, como a obesidade, a ansiedade, a depressão, a diabetes, a pressão alta, as alergias, doenças auto-imunes, etc.

Essa conscientização é muito importante e passa o poder da nossa vida em nossas mãos.

Dito isso, veja algumas práticas para adotar e reduzir a sua inflamação crônica:

  • Corte o açúcar da sua vida: adoce bolos com banana madura, adoce café com adoçantes polióis (maltitol, eritritol), troque os doces e chocolates ao leite por chocolate amargo 70%, deixa para comer só no final de semana, e vai reduzindo.

  • Não coma massas e pães durante a semana. Substitua por legumes cozidos, ovos, peixes.

  • Deu fome? Faça pipoca.

  • Substitua a farinha refinada por flocos de aveia + farinha de côco. Não vou mentir, é mais caro. Porém, é mais barato do que a sua saúde.

  • Elimine os refrigerantes e sucos da sua vida. Substitua por batido de: beterraba, cenoura e laranja. Você vai viciar nesse sabor.

  • Evite tomar bebidas alcoólicas. Sei que a vida agitada pede um happy hour para relaxar...porém a ideia é quebrar um paradigma de vida. É sua escolha e sua sentença.

  • Elimine, urgente, as salsichas, os presuntos, os salames e mortadelas da sua vida. Esses embutidos estão matando muita gente, a ciência divulga, porém não chega ao público.

Mas comer saudável não significa que você está livre da inflamação crônica.

Além de você precisar repopular a sua microbiota intestinal com a "galera certa", você precisa saber de mais uma "bomba".

A inflamação crônica faz parte de uma Tríade da Doença Crônica, e há mais 2 elementos retroalimentando esse sistema: os parasitas e os metais pesados.

Significa que, mesmo comendo bem, se não eliminar parasitas e metais pesados, não vai se livrar tão cedo da ansiedade, da depressão, da obesidade, das alergias, das candidíases de repetição, entre outras coisas.

Espero que tenha ficado frustrada ou frustrado. Brincadeira!

Trarei a solução em outro texto. Quer saber mais informações completas e ficar por dentro de todas as novidades dessa área?

Participe do nosso grupo VIP no link aqui.

Inflamação crônica tem 3 causas. Uma delas, a mais perigosa.

Saiba como eliminar metais pesados e parasitas com segurança: